O raio x é um exame de diagnóstico por imagem capaz de investigar, confirmar ou descartar suspeitas clínicas, o que inclui uma série de doenças, fraturas e tumores.?
Alguns dos principais tipos de raio x são:
TÓRAX: indicado em casos de tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, além de episódios de trauma, análise pré-operatória e quando há suspeita de doença cardíaca.
ABDOME: abrange fígado, rins, intestinos, bexiga e estômago. Pode ser solicitado quando há dor na região, náusea, diarreia e sangue na urina. Também é realizado quando um objeto é engolido.
COLUNA: avalia as vértebras e espaços intervertebrais. Pode ser solicitado quando há dor, traumas na região e histórico de desvios de coluna. Luxações, hérnia de disco, escoliose, lordose e cifose são algumas das condições de saúde identificadas.
OMBRO: avalia as estruturas da clavícula, omoplata e úmero. Indicado quando há suspeita de luxação, fratura, calcificação, tendinite calcárea ou artrose na região.
JOELHO: identifica fraturas, luxações, tumores ósseos, artrose e a chamada Doença de Osgood-Schlatter.
FACE: além de identificar lesões, fraturas e luxações, o exame é empregado quando há sinais de anormalidade no crescimento e falta de assimetria no rosto. Já o raio x dos seios da face avalia casos de sinusite, principalmente.
CRÂNIO: auxilia no diagnóstico de traumas, fraturas, anomalias congênitas, calcificação e tumores.?
BACIA: detecta doenças como tumores, osteoporose, artrose, espondilite anquilosante (espécie de artrite inflamatória), doença de Paget (caracterizada por ossos frágeis) e sacroileíte (inflamação do sacro e osso ilíaco).?
RENAL: a pedra nos rins é um dos alvos desse tipo de raio x, mas também revela nefrocalcinose, condição marcada pelo acúmulo de cálcio na região.?
SINAI IMAGEM?
Tomografia | Mamografia | Ultrassom | RaioX | Biópsia | Doppler | Ecocardiograma | Histerossalpingografia
ver todas as noticias